Páginas

sábado, 3 de março de 2018

TROMBOSE, SOCORRER SEM DEMORA

Trombose:
Lembra-te das primeiras 3 letras... S.F.L.

Um médico amigo enviou-me este texto e pediu-me para divulgar a informação. Estou a cumprir a minha missão!

Se todos tivermos presente estas noções tão simples, poderemos ajudar a salvar algumas vidas. Particularmente, as dos amigos e familiares. Vejamos:

IDENTIFICAÇÃO do sintoma de uma trombose:

Durante um piquenique, uma senhora teve uma tontura, tropeçou e caiu - ela assegurou a toda a gente que estava bem, apenas tinha tropeçado por causa dos sapatos novos. Mas ela ficou um pouco pálida e abalada. Os amigos limparam-na e arranjaram-lhe um novo prato de comida. Josefina continuou a conviver o resto da tarde, embora pálida!

O marido de Josefina telefonou mais tarde para dizer a toda a gente que a sua mulher estava no hospital, tendo falecido mais tarde. Ela teve uma trombose, durante o piquenique.

Se os Amigos tivessem sabido identificar os sinais da trombose, talvez a Josefina ainda estivesse viva. Algumas pessoas não morrem... ficam incapacitadas e com graves sequelas.

Leva apenas 1 minuto a ler isto...

O neurologista diz que se ele conseguir chegar até à vitima de uma trombose nas 3 horas subsequentes, ele pode reverter totalmente os efeitos da trombose totalmente.
Ele diz que o mérito está em reconhecer os sinais da trombose, diagnosticar e obter assistência médica no prazo de 3 horas. Esta poderá ser a parte mais difícil, mas há que tentar, chamando o INEM e sabendo relatar-lhes o acidente e os sintomas.

RECONHECER UMA TROMBOSE:
Seguindo uma mnemónica muito simples, poderemos ajudar a evitar acidentes mais graves. Fixemos a sigla SFL Às vezes, os sintomas da TROMBOSE são difíceis de identificar. Infelizmente, a falta de atenção significa desastre, já que a vítima de uma trombose pode sofrer danos mentais muito graves quando as pessoas mais próximas falham em reconhecer os sintomas.

Os médicos dizem que a pessoa pode reconhecer um acidente de trombose fazendo 3 pedidos muito simples:
S * Pede ao acidentado para Sorrir
F * Pede ao acidentado para Falar. Dizendo uma frase simples e coerente. Por exemplo: Está um dia lindo.
L * Pede para Levantar os dois braços.

Caso ele (a) tenha dificuldade em fazer alguma destas três coisas, chama o 112 imediatamente e descreve os sintomas a quem atender.

Mais um Sinal de Trombose: língua de fora, torta.
Pede ao doente para pôr a língua de fora: Se a língua estiver torta ou a cair para um lado, isso é sinal de uma trombose.

Um cardiologista disse que se toda a gente divulgar isto a 10 pessoas, pelo menos uma vida será salva.

Sem comentários: