Páginas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

EXERCÍCIO FÍSICO É BOM PARA O INTESTINO

Exercício físico promove aumento de bactérias boas no intestino
Por: Prof. Drª Teresa Branco

A ciência descobriu que existe uma relação entre:
- a prática regular de actividade física
- e a concentração de bactérias saudáveis no nosso intestino.

A prática regular de exercício físico pode beneficiar beneficamente o número e a variedade de bactérias do nosso intestino mesmo que a dieta não seja alterada. A conclusão é de um estudo realizado pela universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América, publicado no 'Medicine & Science in Sports & Exercise'.

O estudo: O trabalho de investigação incluiu uma amostra de 18 indivíduos magros e 14 obesos e sedentários. Todos os sujeitos mantiveram os seus hábitos alimentares e foram induzidos a realizar um programa de exercício físico que consistia em 60 minutos de exercício cardiovascular, três vezes por semana, durante seis semanas. Foi analisada a microbiota (composição bacteriana do intestino) de todos antes e depois da intervenção à base de exercício.

O que se descobriu: Houve um aumento substancial na concentração fecal de bactérias saudáveis no intestino decorrente do programa de exercício físico, sobretudo nos indivíduos magros. Esta elevação da concentração bacteriana saudável desapareceu quando os indivíduos voltaram a ser sedentários.

As conclusões: Os indivíduos magros tiram maiores benefícios da prática de exercício físico no que se refere à saúde do seu intestino. Essa poderá ser uma das explicações pelas quais as pessoas que praticam regularmente exercício têm uma melhoria do seu transito intestinal. No entanto o intestino de um indivíduo obeso pode melhorar com a prática de actividade física e, possivelmente, se perder peso, terá ainda mais benefícios relativamente à composição bacteriana do seu intestino.

Sem comentários: