Páginas

quarta-feira, 12 de abril de 2017

NÃO COMA CARNE TODOS OS DIAS

Cada vez mais estudos sugerem que se deve limitar o consumo diário de carne – seja pelo ambiente, pela saúde do corpo ou puramente para poupar.

Tendo isto em consideração, várias pessoas têm adotado o ‘dia sem carne’. Parece-lhe impossível passar um dia sem comer qualquer tipo de carne? Não só é totalmente possível, como até é capaz de o fazer sem qualquer sofrimento ou ausência de sabor e prazer a comer.

O Buena Vida do El País partilha os quatro truques essenciais para conseguir ‘sobreviver’ a um dia sem carne:

Certifique-se de que continua a ingerir proteínas. A Universidade de Harvard aconselha a incluir 25% de proteínas saudáveis em cada refeição. Estas podem vir de legumes, frutos secos, tofu, peixe ou ovos, em vez da carne vermelha ou processada – cujo consumo não deve ser superior a 500gr.

Conheça as alternativas à carne. O tofu e outros derivados da soja são grandes alternativas à carne, mas não são as únicas. Não se esqueça das fontes de proteína vegetal. As melhores são: cogumelos, ervilhas, espinafre, repolho, brócolos, couve-de-bruxelas, alcachofra, espargos e milho.

Não caia no erro de substituir a carne por hidratos de carbono. Aumentar o consumo de hidratos de carbono refinados e diminuir o consumo de proteína afeta negativamente os níveis de açúcar e colesterol no sangue, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso a proteína promove uma saciedade mais duradoura do que os hidratos de carbono, se só apostar nos segundos vai passar o dia com fome e sem energia.

Inscreva-se numa iniciativa de grupo. O ‘World Free Meat Day’ celebra-se a 12 de junho. Inscrever-se neste ou noutras iniciativas do género com pessoas conhecidas ou desconhecidas vai tornar a tarefa de não comer carne durante um dia muito mais fácil e até recompensadora.

Sem comentários: