Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2016

NOZES FAZEM BEM À SAÚDE

Quatro horas depois de consumidas, notam-se os efeitos.

 Que as nozes sejam, como todas as frutas secas, óptimas para o nosso corpo não é uma notícia nova. O que é surpreendente, porém, é descobrir que os seus efeitos positivos sobre o nosso corpo podem ser notados depois de apenas quatro horas do consumo.

As nozes contêm gorduras poli-insaturadas e mono-insaturadas, ideais para a saúde (ao contrário da gordura saturada, que pode causar danos ao sistema circulatório) se consumidos em doses normais, sem exagerar, podemos dizer adeus ás gorduras ruins que se escondem no corpo. Uma vantagem de não pequena importância, que significa uma melhoria do sistema circulatório e dos níveis de colesterol.

Em nosso corpo, logo depois de quatro horas a partir do consumo de algumas nozes, os níveis de colesterol melhoram significativamente, a flexibilidade dos vasos sanguíneos garante um fluxo ideal de sangue e podemos obter um efeito termogénico em virtude do qual a gordura acumulada é eliminada. Resumindo, as nozes são aliadas indispensáveis para a saúde do coração, mas tem uma série de outras propriedades curativas: quando você decidir comê-las como lanche ou no final das refeições, você pode estar ciente de que está fazendo bem ao seu corpo.

Dentro das nozes estão contidos um grande número de sais minerais, tais como zinco, cobre, fósforo, ferro e cálcio. É claro, este tipo de fruta seca tem um teor de calorias bastante significativo, pois 100 gramas de nozes contêm 600 calorias, mas garante a absorção pelo corpo de várias vitaminas: vitamina P, F, C , B9, B2 e A.

A gorduras mono-insaturadas e poli-insaturadas, como ómega-3 e ómega 6, como já mencionado, permitem conter os níveis sanguíneos de colesterol ruim, e, consequentemente, o sistema cardiovascular tira proveito dessa situação (também graças à substância da vitamina B9, isto é, o ácido fólico, o que limita a presença de homo-cisteina, uma substância capaz de causar danos nas artérias coronárias).

As nozes, então, protegem as artérias por causa da arginina, que exerce uma acção preventiva contra o aparecimento de coágulos. E há mais: assim como outras frutas secas com casca (por exemplo, o pistache), as nozes são essenciais para ajudar a prevenir e combater tumores, como câncer de pâncreas e câncer de mama. As nozes também podem prevenir o diabetes mellitus, ou seja, diabetes tipo 2, e geralmente melhoram o seu estado físico.

Vale destacar, em conclusão, que a ingestão regular de nozes está ligada com a capacidade de viver mais tempo.

Em conclusão, as nozes são um elixir de longa vida, e o facto de os seus benefícios aparecerem logo após apenas quatro horas do consumo só pode ser positivo para os apreciadores...

Sem comentários: