Páginas

sábado, 18 de junho de 2016

HIGIENE - SETE IDEIAS DESMISTIFICADAS

Sete ideias sobre higiene desmistificadas
160617, LIFESTYLE. MITOS. POR VÂNIA MARINHO

Há coisas que achamos que são verdades absolutas e que, afinal, não passam de grandes mitos.
E o campo da higiene não é excepção. O site Bustle falou com especialistas e revela os sete grandes mitos associados à higiene.
São ideias que têm perdurado no tempo como verdades mas, como os especialistas destacam, são simplesmente ideias incorrectas.
E apesar de a higiene ser pessoal e, por isso, cada um a fazer à sua maneira, considere estes sete mitos que lhe apresentamos:

O suor cheira mal

“Hoje em dia, a percepção geral é de que o suor tem cheiro e de que é o que nos dá o odor corporal natural”, destaca a Dra. Alina Baciut. Mas, “isto é incorrecto uma vez que 99% do nosso suor é composto por água, e é inodoro”. Mas as bactérias que habitam as nossas axilas decompõem as proteínas no nosso suor, libertando odor.

  As casas de banho públicas são terrenos férteis para doenças

Apesar de poder ser verdade que algumas estão muito sujas e cheias de bactérias, é muito improvável que apanhe alguma doença por tocar na sanita, por exemplo.

A pele oleosa não precisa de hidratação

A pele oleosa requer tanta hidratação como a pele seca. Deve usar um hidratante leve para a pele oleosa para reduzir a produção de sebo das glândulas da pele.

Não escovar ou usar fio dental só danifica os dentes

Uma má higiene oral afecta os dentes mas também aumenta o risco de sofrer de diabetes, osteoporose e até Alzheimer, de acordo com a Mayo Clinic.

Quando uma borbulha aparece, é melhor espremer

Apesar de o pode aliviar, muita coisa pode 'correr mal' quando espremer borbulhas, nomeadamente empurrar algum do pus para uma camada mais profunda, aumentando a inflamação.

É possível 'treinar' o cabelo para ele não ficar oleoso

Não lavar o cabelo durante uns dias não vai fazer com que o cabelo demore mais a ficar oleoso. Lavá-lo vai ajudar a remover a sebosidade mas também os vestígios de produtos, mantendo-o saudável e limpo.

Deve tomar banho todos os dias~
,
O banho diário é mais uma 'norma' social do que uma verdadeira necessidade. Tomar banho com muita frequência, especialmente se forem banhos longos e com água muito quente, pode ressecar a pele e o cabelo.

Sem comentários: