Páginas

quarta-feira, 8 de julho de 2015

FRUTA É OURO PARA A SAÙDE


Transcrição:

Três peças de fruta por dia podem reduzir morte precoce
 Notícias ao Minuto.150708 às 08h47

A Alimentação é o factor de risco evitável mais importante na carga de doença. O relatório ‘A Saúde dos Portugueses – perspectiva de 2015’ apresentado ontem mostra que país baixou mortes prematuras de 27% para 22%.

Comer três ou mais peças de fruta por dia pode salvar vidas e reduzir o número de anos vividos sem saúde, sugere o mesmo relatório. A dieta sem fruta é, aliás, o hábito alimentar que mais contribuiu para a perda de anos de vida saudável ou para a mortalidade antes dos 70 anos, cuja redução constitui a grande meta do Plano Nacional de Saúde, noticia o DN de hoje. Esta conclusão integra o relatório que mostra que a alimentação inadequada é o maior factor de risco para a doença.

A apresentação destes dados contou com a presença do ministro da Saúde, Paulo Macedo, que destacou a relação entre as doenças e os hábitos alimentares, "em especial com as doenças cardiovasculares e os cancros.

Só a dieta sem fruta terá retirado, em 2010, 141 mil anos de vida saudável aos portugueses. Anos por morbidade ou morte prematura ligada ao cancro, doenças cardiovasculares e à diabetes.

“Temos feito esforço na parte da nutrição, conseguimos uma redução no sal e alterações na rotulagem, mas temos de tomar mais medidas", disse Paulo Macedo no final da apresentação.

Sem comentários: