Páginas

sábado, 28 de junho de 2014

A leitura modifica para melhor a estrutura do cérebro


 
"A maioria das pessoas já sabe os benefícios que a leitura traz para o cérebro: aumento da capacidade de manter a atenção, aumento do vocabulário, entre outras coisas. Entretanto, um estudo recente realizado pela Emory University, nos Estados Unidos, chegou a um resultado surpreendente: ler muito pode mudar a estrutura cerebral.
Estudos passados mostraram como cérebro se comporta durante a leitura. Agora, os pesquisadores Gregory S. Berns, Kristina Blaine, Michael J. Prietula e Brandon E. Pye quiseram entender se o hábito de ler pode trazer modificações mais permanentes ao cérebro. Eles desenvolveram um processo de leitura com estudantes da Emory University: um grupo misturou romances com livros relacionados aos seus cursos, e o outro grupo leu somente estudos e obras académicas.
 
Após o fim da pesquisa, o resultado foi maior do que eles imaginavam. Os alunos que criaram o hábito de ler diferentes tipos de obras desenvolveram uma alta conectividade no córtex temporal esquerdo, área responsável pela assimilação da linguagem. Isso significa que eles conseguiam compreender e processar o que estava escrito de maneira mais rápida e completa do que pessoas que não possuíam o hábito de ler.

Além disso, as conectividades do córtex temporal esquerdo fazem com que o cérebro consiga conectar ideias (palavras) com as sensações que elas representam. Ou seja: ao lerem a palavra “correr”, os participantes que liam mais conseguiam sentir as sensações de uma corrida de maneira mais eficaz do que os outros.

A conclusão que os pesquisadores chegaram é que pessoas que possuem o hábito de ler conseguem sentir uma empatia maior com os personagens dos livros e, por isso, vivenciar uma experiência mais forte com a leitura".

1 comentário:

Unknown disse...

Olá equipe!

Parabéns pelo seu blog! É ótimo, suas sugestões gastronômicas são muito inspiradoras!

Vimos que vocês têm muitas receitas no seu blog e queremos lhes apresentar www.mytaste.pt, um site onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 200.000 receitas dos melhores sites e blogs de Portugal.

No site criamos a secção “Top blogs de receitas”, (http://www.mytaste.pt/top-blogs-de-receitas), um ranking de blogs ao que vocês também podem adicionar o seu blog grátis!
Nós indexamos as suas receitas e os usuários podem encontra-las utilizando o nosso motor de pesquisa. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs dos nossos blogueiros.

MyTaste.pt tem sites irmãos em 47 países!

Vocês querem fazer parte desta grande família?

Ficaria muito contente com a sua resposta!
(Façam click no link para cadastrar o seu blog http://www.mytaste.pt/registe-se-ao-top-blog-de-receitas )


Wagner
info@mytaste.pt