Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

DIA MUNDIAL DO SONO


DIA MUNDIAL DO SONO 2013

Se você adormeceu e acordou hoje mais tarde, não se sinta mal por isso. Porque hoje, dia 15 de Março, celebra-se em todo o mundo o Dia do Sono. Portanto, é uma boa desculpa para apresentar ao seu chefe.

É um alerta mundial importante. É uma celebração do sono e uma chamada de atenção para para certos temas ligados a si como a saúde, educação e até a condução.

Investigadores têm mostrado que muitos dos adultos mais velhos têm dificuldade em obter uma noite bem dormida. É muito importante dormir um sono descansado, para dar tempo ao nosso corpo de carregar baterias.

É importante um bom sono para uma boa velhice.

Importante para o nosso sistema cardiovascular, endócrino e um sono saudável é também importante para uma boa saúde mental.

Agora, vá, não exagere e durma demais. Amanhã já é fim-de-semana, tem todo o tempo do mundo para dormir mais.

sono dormir


Mais informações acerca deste evento:

O Dia Mundial do Sono, celebrado a 15 de março, é um evento anual que pretende ser uma celebração do sono e uma chamada de atenção para questões associadas ao sono,  que incluem a medicina, a educação, aspetos sociais e a condução.

Organizada pela Associação Mundial da Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine - WASM), em 2013, o lema da data comemorativa é "Sono de Qualidade - Envelhecimento Saudável" (Good Sleep, Healthy Aging)  que chama a atenção para queixas comuns de distúrbios do sono em adultos e idosos.  Dormir bem é possível em qualquer idade e é de vital importância para a manutenção da saúde.

De acordo com a WASM, aproximadamente 50% dos idosos relatam dificuldade para dormir. Mas os problemas do sono nessa fase da vida não ocorrem por causa do envelhecimento em si, está mais relacionado a outras condições que podem acompanhar o envelhecimento, tais como:
  • Distúrbios respiratórios;
  • Alterações do ritmo circadiano;
  • Doenças médicas e psiquiátricas;
  • Uso excessivo de medicamentos.
O sono de má qualidade não significa apenas que a pessoa acometida se irá sentir cansada e sonolenta durante o dia seguinte. Existem consequências mais graves relacionadas com a saúde geral e o bem-estar. Vários estudos têm demonstrado que os distúrbios do sono contribuem para a diminuição da qualidade de vida e podem desencadear sintomas de depressão e ansiedade, tempo de reação mais lento, problemas de memória, problemas com equilíbrio e risco aumentado para quedas e até mesmo a morte.

Em Portugal, no contexto da celebração do Dia Mundial do Sono 2013, a Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono (APCMS) desenvolveu duas brochuras informativas sobre: sono e higiene do sono e sonolência ao volante. As brochuras, a serem distribuídas em versão impressa e versão web, durante a semana de 11 a 16 de março, têm o apoio da WASM.

A APCMS é uma organização científica transdisciplinar, constituída por profissionais com formação distinta, mas que têm em comum o interesse e dedicação à fisiologia e medicina do tempo e do sono.

Dia Mundial do Sono foi lançado a 14 de março de 2008, com o objectivo de reduzir os danos provocados por desordens do sono, na sociedade, através da aposta na prevenção e no tratamento.

Descarregue a brochura sobre o Sono AQUI  Sobre o Sono e a Condução AQUI


fonte: INTERNET PARA TODOS

1 comentário:

Unknown disse...

Um dia um professor disse-me:
O tempo que se passa a dormir é o melhor tempo da vida ...
Mais tarde quis saber a verdade e vi que o professor tinha razão tinha razão. É o tempo mais bem preenchido.