Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

Sonhar acordado melhora a criatividade

Sonhar acordado melhora a criatividade
O ato de sonhar acordado aumenta a criatividade e ajuda as pessoas a resolver problemas complexos. A conclusão é de um grupo de investigadores internacionais das universidades da Califórnia e de British Columbia, nos EUA e Canadá, e do Max Planck Institute, na Alemanha.
 
Os investigadores convidaram um grupo de participantes no seu estudo a completar o "teste incomum da utilização", um teste que desafia as pessoas a pensar em todas as alternativas possíveis que lhes surjam para a utilização de um determinado objeto.
 
Depois de completarem o teste uma primeira vez, os voluntários fizeram-no uma segunda mas, entre os dois testes, tiveram de efetuar uma de quatro coisas: completar uma tarefa exigente, que lhes ocupasse a mente; completar uma tarefa pouco exigente, que desse às suas mentes a possibilidade de divagar; fazer um intervalo de 12 minutos ou saltar o intervalo e regressar ao teste.
 
Os resultados do estudo recente, destinados a publicação na revista científica Psychological Science, mostraram que o único grupo que obteve um melhor desempenho no segundo teste foi aquele cujos membros completaram, pelo meio, uma tarefa pouco exigente. 
 
Os elementos desse grupo revelaram ter tido muito tempo para sonhar acordados, o que faz os investigadores acreditarem que isto os ajudou a pensar de forma mais criativa.
 
De realçar que este é o terceiro estudo num ano que demonstra os benefícios de sonhar acordado. Outros dois trabalhos tinham já comprovado que quem sonha acordado tende a ter uma melhor memória de trabalho e até a ser mais inteligente, além de que este hábito ajuda os "sonhadores" a retirar ilações de experiências anteriores e a prepararem-se para lidar com o mundo.
 

2 comentários:

Luis disse...

Minha Querida Amiga Fê,
Tem graça que uso bastantes vezes este "sistema" e com bons resultados!
Aproveito para lhe desejar Festas Felizes e que 2013 consiga ser bem melhor do que este que terminou.
Beijinhos amigos.

Celle disse...

AMIGA FÊ
não conhecia tal pesquisa e gosto muito de soltar a imaginação e me desligar, quando posso, me faz bem, me sinto calma e realizada e me facilita a escrita.Gosto desta reflexão ou devaneio de manhã, na cama.Foi bom saber!
beijinhos
celle