Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ÁGUA COM E SEM GÁS?




-Água com gás: amiga ou obstáculo da dieta?

O que é mais saudável: água natural ou água com gás
A primeira opção pode até parecer a melhor, já que tudo o que é "natural" costuma ser mais saudável. Mas será que a versão gaseificada realmente precisa ser excluída da sua alimentação?
“De acordo com definições aplicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a água gaseificada artificialmente é aquela que tem dióxido de carbono na composição e não pode ter a adição de outros componentes além desse”, afirma a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo.
 A partir deste dado, descubra se você está ou não suscetível aos inúmeros mitos sobre a bebida respondendo as perguntas a seguir:
-A água com gás é menos saudável do que a água natural?
-Não
Segundo a nutróloga Tamara Mazaracki, (ABRAN), a água com gás é tão saudável quanto a água natural. "Prefira sempre a versão mineral, com ou sem gás", recomenda
 A água mineral com gás é mais rica em nutrientes, como cálcio, magnésio e potássio. Quanto ao sódio, vale ficar atento aos rótulos, já que a quantidade do nutriente varia drasticamente de marca para marca.
-A ingestão de água com gás deve ser controlada por:
-Pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais?
-Não
"Pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão irritar a mucosa gástrica se consumirem muita água com gás", alerta o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da (ABRAN). Ele sugere que você faça um teste e perceba se há alguma irritação. Mesmo sofrendo de disfunções gastrointestinais, algumas pessoas simplesmente não apresentam qualquer problema com o consumo de água com gás e outras sentem desconforto apenas se a ingestão for exagerada.
-Água com gás engorda ou incha?
-Não
"A água com ou sem gás não possui calorias e, portanto, não engorda e nem incha", aponta Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição. Se houver ingestão excessiva da bebida, entretanto, a pessoa pode sentir algum desconforto por conta do gás ou do excesso de líquido no corpo. Ainda assim, a sensação é passageira.
-A água com gás favorece o aparecimento da celulite?
-Não
De acordo com o Durval, a água com ou sem gás não favorece o desenvolvimento da celulite. 
"O que pode prejudicar a circulação e facilitar o aparecimento dos furinhos é o açúcar e o sódio", explica. Por isso, refrigerantes devem ser evitados na dieta, pois ou possuem muito açúcar ou, no caso da versão light, muito sódio.
-A água com gás hidrata tanto quanto a natural?
-Sim
A composição da água com gás é a mesma da água natural, esclarece a nutróloga. Há diferença de nutrientes apenas entre a água mineral e a água filtrada, com ou sem gás. 
"A água da torneira que passa pelo filtro pode conter alguma concentração de cloro, flúor e outros aditivos, que são usados no tratamento da água", diz. Já a água mineral engarrafada chega a ter até quatro vezes mais cálcio, magnésio e potássio. 
Entretanto, esses nutrientes podem ser obtidos de outras maneiras na dieta, como pela ingestão de leite.

Vamos beber água, ela é muito importante para a saúde!!!





2 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Agradeço esta informação esclarecedora, Vem aumentar a nossa segurança acerca de um problema importante, principalmente para as pessoas de idade que muitas vezes se esquecem de beber água, por não sentirem a sede, e acabam por ficar desidratadas.

Beijos
João

Celle disse...

É mais um lembrete sobre a importância da água em nosso organismo.