Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Sol envelhece



PÚBLICO. 05.06.2012 - 12:40 Por Ana Gerschenfeld

Uma imagem vale mais do que mil conselhos médicos
É fácil adivinhar qual foi o lado desta face que mais Sol apanhou ao longo de anos e anos (DR)

Este retrato quase que dispensa palavras, a não ser as que permitem explicar o que provocou o acentuado envelhecimento unilateral da pele deste homem.

A imagem não deixa lugar para dúvidas. O homem retratado, um camionista de 69 anos de idade, conduziu um camião pelas estradas da América do Norte durante 28 anos.

Numa fotolegenda na revista New England Journal of Medicine, os médicos Jennifer Gordon e Joaquin Brieva, da Universidade Northwestern de Chicago, explicam facilmente o fenómeno: os raios ultravioletas A (UVA) do Sol atravessam o vidro das janelas dos veículos; ser-se cronicamente exposto aos UVA faz com que a pele se torne mais espessa e menos elástica.

Falta acrescentar o óbvio: como nos Estados Unidos (tal como em Portugal) o volante dos veículos fica do lado esquerdo, foi o lado esquerdo da cara do homem o que mais sofreu os efeitos da exposição solar.

2 comentários:

Celle disse...

JOÃO UM IMPORTANTE POST DE INTERESSE DE TODOS.
o excesso de exposição ao sol, o hábito de fumar, pouca ingestão de água, má alimentação e dormir pouco são os piores vilões no processo de envelhecimento.
Para evitar que os anos passem mais rápido do que deveriam é usar filtro solar todos os dias, passar cremes adequados a cada tipo de pele, uma dieta balanceada com mais frutas, legumes e verduras, e menos gordura e ingerir de dois a três litros de água por dia.
Assim afirmam os dermatologistas para nosso conhecimento.
bjs
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

É realmente imperativo ter muito cuidado com a pele e com o sol. Omtem, como se vê qui, faleceu um amigo bem constituído, com saúde, mas que foi vítima de um melanoma, um simples sinal nas costas, que evoluiu com uma velocidade surpreendente e o levou do nosso convívio.
Nunca devemos recear de ser exageradamente cuidadosos, pois O cuidado nunca é demais.

Beijos
João