Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Receita da Coca-Cola terá sido desvendada

Desde que foi criada em 1886, a receita da Coca-Cola tem sido mantida em segredo, guardada num cofre dos EUA. Mas agora, 125 anos volvidos, o mistério parece ter acabado já que um site da Internet, responsável por um programa de rádio, acredita ter descoberto as quantidades exactas dos ingredientes que compõem a Coca-Cola.

A resposta foi encontrada pelo "Thisamericanlife.org"num jornal da cidade onde foi criado o refrigerante, Atlanta, Georgia. O artigo datado do ano de 1979 mostra publicada uma fotografia onde se pode ler a receita completa da Coca-Cola e que até agora tinha passado despercebido.

Segundo Mark Pendergrast, um especialista na história da bebida, consultado pelo site, esta parece ser mesmo a receita autêntica da bebida criada pelo farmacêutico John Pemberton. A receita terá sido passada à mão, a partir da original de Pemberton, por um amigo do farmacêutico para um livro.

Para lá do sabor a cafeína, limão e caramelo, o refrigerante tem na sua composição extracto de folhas de coca (que lhe deram o nome de Coca-Cola), o "merchandise 7X", óleos de canela, noz-moscada e, até mesmo coentros.

A Coca-Cola é um dos refrigerantes mais vendidos e reconhecidos no mundo. Desde a sua criação até agora já é vendida em mais de 200 países. Veja abaixo a receita agora descoberta transcrita.

Receita da Coca-Cola:

Extracto fluido de coca - 11,07 mililitros (ml)
Ácido cítrico - 3oz (aprox. 90ml)
Cafeína - 1oz (aprox. 30ml)
Açúcar - 30 # (na receita a medida não é clara)
Sumo de limão - 1qt (aprox. 950ml)
Baunilha - 1oz (aprox. 30ml)
Caramelo - 1.5oz (aprox. 45ml)

Aromatizante 7X

Álcool - 8oz (aprox. 230ml)
Óleo de laranja - 20 gotas
Óleo de limão - 30 gotas
Óleo de noz-moscada - 10 gotas
Óleo de coentros - 5 gotas
Óleo de canela - 10 gotas
Óleo de neroli - 10 gotas

retirado daqui

1 comentário:

Celle disse...

O que há nesta fórmula que condenam tanto?
Eu não percebí e você?
Não estou fazendo apologia do refrigerante, eu nem tomo, só me ocorreu ler a fórmula por que falam tanto!
Beijinhos
Celle