Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Segredos Culinários revelados 15


Queijo:


1. O queijo não endurecerá se você passar manteiga ou margarina na parte cortada. Para o queijo duro ficar macio novamente, coloque-o de molho em leite.

2. O pão de queijo ficará uma delícia se você acrescentar um pouco de coalhada à massa.

3. O queijo-de-minas se conservará fresco se você guardar na geladeira dentro de um recipiente fundo com um pouco de água levemente salgada. Vire o queijo, de manhã e à noite, para que os lados fiquem úmidos.

4. O queijo não ficará rançoso nem embolorado se você embrulhar em um pano molhado com vinagre.

5. Para cortar o queijo em fatias, use uma faca sem corte. Nesse caso, ela cortará melhor que a faca afiada.

6. Rale sobras de queijo e use em molhos e sopas.

7. O queijo parmesão poderá ser aproveitado até o fim, mesmo quando estiver duro e difícil de ralar. Para isso, embrulhe o queijo num pano molhado durante quarenta e oito horas. Depois, raspe toda a sua superfície que a casca sairá facilmente.

8. Para dar aos pratos gratinados uma superfície mais crocante, misture um pouco de farinha de rosca ao queijo ralado.

9. Deixe a mozarela tirada da geladeira imersa em água por duas ou três horas. Assim, ela derreterá no forno com mais facilidade.

Sal:

1. O sal é ótimo para preservar a coloração dos tecidos. Adicione um pouco à água da lavagem.

2. Para conservar o sal sempre fresquinho e seco, coloque uma bolacha salgada no fundo do recipiente em que ele é guardado. A bolacha absorverá toda a umidade do sal.

3. Para acabar com a umidade do sal, deixe alguns grãos de arroz secar ao sol e, em seguida, coloque no saleiro. O arroz absorverá a humidade do sal.

4. Para deixar o sal sempre seco, coloque um mata-borrão no fundo do saleiro.

5. O sal remove a goma queimada que fica grudada no ferro. Coloque duas colheres de sopa de sal sobre
uma folha de papel e passe o ferro por cima.

Suflê:

1. Se você não tiver fôrma especial para suflê, faça-o numa fôrma redonda com buraco no meio.

2. Para deixar o suflê doce com uma leve camada crocante, unte a fôrma e polvilhe açúcar antes de pôr a massa do suflê. Dessa maneira, o suflê também sai mais fácil.

3. Para o preparo de qualquer suflê salgado, adicione por último claras frescas, batidas em neve, misturando levemente. Em seguida, leve para assar em forno pré-aquecido. Assim que o suflê estiver bem crescido e ligeiramente dourado, sirva imediatamente.

4. Se você quiser preparar um suflê de manhã para assar à noite, deixe para colocar as claras batidas em neve no suflê só na hora de levar ao forno.

5. Para impedir que o suflê derrame ao ser assado, passe o dedo untado com manteiga na borda interna da fôrma, já com a massa do suflê dentro.

Suspiro:

1. Quando os suspiros já estiverem assados, não os tire imediatamente da assadeira. Deixe que eles esfriem um pouco. Assim, eles não se quebrarão.

2. Quando você preparar suspiros ou glacê, peneire o açúcar de confeiteiro antes de usar.

3. Para que os suspiros fiquem bem sequinhos, deixe a porta do forno entreaberta, usando para isso uma caixinha de fósforos vazia, o cabo de uma colher de pau ou um pano.

4. Antes de cortar merengues, mergulhe a faca em água fervente.

5. Para cortar uma torta coberta com suspiro, use uma faca untada.

6. Assim, o suspiro não esfarelará e as fatias ficarão com uma aparência mais

Imagem da Net

Sem comentários: