Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Segredos Culinários revelados 10


Frutos do mar:


1. As conchas de ostras abrirão facilmente se forem lavadas em água fria e depois guardadas no congelador, dentro de sacos plásticos, por uma hora.

2. Quando cozinhar lagosta, junte uma cebola à água de cozimento. Quando a cebola estiver cozida, a lagosta também estará.

3. Para cozinhar mexilhões ou vôngoles, não coloque água, mas apenas um pouquinho de óleo. Leve a panela tampada ao fogo. Eles cozinharão no próprio caldo.

4. A casca dos camarões sairá facilmente se você despejar por cima água fervente com um pouco de limão ou vinagre.

5. Ao fazer camarão, guarde as cascas num recipiente fechado, dentro do congelador. Elas poderão ser utilizadas no preparo do arroz. Para isso, ferva a parte, a água com as cascas do camarão. Depois, é só cozinhar o arroz nessa água que ele ficará com gostinho de camarão.

6. Empane os camarões em mel e depois passe na farinha de rosca. Frite em bastante óleo. Eles ficarão com um sabor especial.

7. Se você cozinhar o camarão com casca em cerveja, ele ficará com um sabor parecido com o da lagosta.

8. Lave e enxugue os camarões. Coloque um por um numa assadeira, jogue sal por cima e leve ao forno para secar. Frite-os e use no preparo de molhos, croquetes, saladas e outros pratos.

9. Para eliminar o cheiro do camarão, acrescente à água fervente, durante o cozimento, um talo de salsão.

10. Para retirar facilmente as tripas do camarão, use uma agulha de crochê bem fina.

11. Lave os camarões com casca e ferva em água sem sal. As cascas se soltarão com facilidade enquanto os camarões ainda estiverem quentes.

Gelatina:

1. Quando uma receita pedir gelatina em folha e você só tiver em pó, use uma colher de chá para cada folha de gelatina pedida na receita.

2. Ao fazer gelatina, substitua um copo de água por um copo de leite. Assim, você aumentará o seu valor nutritivo.

3. Para que o sagu endureça mais rápido, não acrescente o suco ou vinho já adoçado antes do cozimento. Deixe o sagu cozinhar primeiro e depois coloque o açúcar.

4. Para desenformar gelatina com facilidade, mergulhe a fôrma por um instante em água fervente. Ou, ainda, ensope uma toalha com água quente, torça e enrole em volta da fôrma por cerca de quinze minutos. Depois, desenforme dando uma rápida batida na fôrma.

Gelo:

1. Para moer gelo, coloque a quantidade desejada num guardanapo, junte as pontas e aperte bem em volta do gelo. Use um batedor de carne para socar.

2. Se você quiser dar um toque especial aos sucos de frutas, substitua os cubos de gelo feitos com água por cubinhos de gelo do próprio suco.

3. Para que as fôrmas de gelo não grudem no congelador, coloque um pouco de sal no lugar onde elas serão assentadas.

4. Coloque no congelador uma folha de papel-manteiga. Assim, as fôrmas de gelo não ficarão grudadas.

5. O gelo ficará bastante decorativo se você colocar em cada uma das forminhas uma folha de hortelã, uma cereja ou um gomo de tangerina, antes de levar a água ao congelador.

6. Passe uma fina camada de óleo sob as fôrmas de gelo ou qualquer outra vasilha que vá ao congelador. Assim, elas não grudam no congelador e ficam mais fáceis de serem retiradas.

Grãos e cereais:

1. Cozinhe a espiga de milho em água sem sal. Só depois de cozida é que a espiga deve ser deixada em água salgada. Assim, ela não fica dura.

2. Para melhor conservação do germe de trigo, guarde-o sempre num pote fechado, na geladeira. Isso evita que ele se deteriore.

3. O milho de pipoca deverá ser guardado no congelador. Assim, ele ficará fresco e não terá muitos piruás. Você obtém o mesmo resultado se deixar o
milho de molho em água gelada antes de fritar.

4. Antes de empanar carne de frango, porco ou peixe, misture algumas colheres de sopa de germe de trigo à farinha de rosca. Assim, o empanado ficará mais saboroso, nutritivo e com melhor textura.

5. Para você fazer economia e obter um cozimento mais rápido dos grãos de cereais, deixe que eles fiquem sempre de molho antes de levá-los ao fogo para cozinhar.

6. As ervilhas não perderão a cor se você juntar uma pitada de açúcar à água de fervura.

Insetos:

1. Depois de limpar os armários da cozinha, distribua algumas folhas de louro dentro deles. Assim, você evita o aparecimento de baratas.

2. Se você notou que seu armário tem baratas, coloque dentro um pires com três dentes de alho amassados com um pouco de sal.

3. Para espantar formigas da cozinha, espalhe sal ou talco nos cantos onde elas aparecem. Você pode usar também cascas de pepino.
4. Você impedirá o aparecimento de formigas no açúcar colocando pedacinhos de casca de limão nos
depósitos ou açucareiro.

5. Coloque um vidrinho com álcool, bem tampado, no
recipiente em que você guarda o açúcar. Assim, você evita o aparecimento de formigas.

6. Para acabar com as formigas da cozinha, coloque pó de café usado nos lugares em que elas costumam aparecer.

2 comentários:

Celle disse...

João, todos estes segredos eu salvei. Você postou dicas maravilhosas para nós donas de casa. Algumas novidades outras não mas, sempre muito úteis.
Parabens pela Fê, nova colaboradora, muito simpática, competente e habilidosa. Dará ao amigo boa colaboração!
Beijos
Celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Ainda faltam alguns posts para terminar esta série. Estão por ordem alfabética e constituem um bom manual para quem se dedica à culinária.
Quanto à nossa amiga Fê, Acho realmente que dará ao blogue uma óptima colaboração. Espero sermos amigos, com bom entendimento, mas no blog estaremos como colegas, «irmãos» sem subordinação, sem colaboração um ao outro. Já começámos a trocar ajudas, com bons auspícios.
Os blogs meus e dela e o Sempre Jovens vão ficar enriquecidos com mais esta colega.

Beijos
João
Do Miradouro