Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Segredos Culinários revelados 09



Frios:


1. Quando você fizer um presunto assado, não jogue fora o osso. Ele poderá ser aproveitado para dar um delicioso sabor ao feijão. Prepare o feijão como de costume, juntamente com o osso.

2. Para conservar salames e salaminhos macios por mais tempo, passe clara de ovo na casca e um pouco de manteiga na parte cortada.

3. O presunto não ficará ressecado se você deixar
um pouco de sua própria gordura e assá-lo envolvido em papel de alumínio. Se o presunto não apresentar a camada gordurosa, coloque fatias de bacon ao redor e cubra com o papel de alumínio.

4. Asse o presunto com Coca-Cola, envolvendo a assadeira em papel de alumínio. Assim, ele ficará bem úmido e com um sabor todo especial.

Frituras:

1. Para que a lingüiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.

2. Quando você fizer qualquer fritura à milanesa, prepare e deixe na geladeira por dez a quinze minutos. Assim, o empanado de ovo e farinha de rosca não se desprenderá ao fritar.

3. Para evitar o mau cheiro de frituras, ferva ao lado, numa
panelinha, uma casca de laranja, em fogo baixo.

4. Para fazer uma fritura na manteiga, acrescente uma colherinha de óleo. Assim, a manteiga não queimará.

5. Ao fazer frituras, coloque um pouco de sal no fundo da frigideira, para a gordura não espirrar.

6. Para deixar o pastel mais crocante e macio, adicione à massa um cálice de cachaça.

7. Não coloque muitos alimentos para fritar ao mesmo tempo, pois isso diminui a temperatura do óleo.

8. Se você fritou peixe e sobrou muita gordura, passe por um filtro para reter as impurezas. Pingue algumas gotas de limão e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro nem com gosto de peixe.

9. Reaproveite o óleo usado na fritura colocando, quando ainda quente,algumas fatias de batata crua. A batata absorverá todo e qualquer sabor estranho ao óleo.

10. Para tirar o excesso de óleo dos alimentos fritos, coloque-os entre duas folhas de papel absorvente, comprimindo um pouco, antes de servir.

11. Para que o alimento frito não fique cru no centro, corte-o em pedaços mais finos.

12. Os alimentos não ficarão encharcados de gordura se você fritá-los em óleo bem quente.

13. Antes de fritar, jogue no óleo um palito de fósforo. Quando ele acender, retire com um garfo. Isso significa que o óleo já está quente o suficiente para ser usado.

14. Para fritar panquecas, unte a frigideira com toicinho: espete-o em um garfo e passe na frigideira quente.

15. Ao fazer bolinhos de bacalhau, antes de pegar a massa, passe a colher no óleo quente. Assim, a massa se soltará da colher com facilidade.

Frutas frescas:

1. Lave os morangos sempre antes de tirar os talinhos, para que não percam o suco.

2. Quando você cortar um limão e não usar uma das partes, guarde na geladeira a parte cortada virada para baixo. Assim, o limão ficará mais conservado.

3. Para dar um gosto especial a saladas, use suco de grapefruit em lugar do vinagre.

4. O melão, quando cortado, absorve odores de outros alimentos. Para que isso não aconteça, envolva-o em
papel de alumínio e guarde em recipiente de plástico na geladeira.

5. Não estrague um limão inteiro se você for usar apenas algumas gotas. Faça um furinho com um palito, use o que precisar e tampe com o mesmo palito.

6. Quando você ralar a casca de um limão, nunca chegue até a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o doce.

7. Cozinhe cascas de maçã com alguns cravos-da-índia, pedaços de canela em pau e uma colher de mel. Depois, bata no liquidificador. Você terá um delicioso molho para cobrir pudins e panquecas.

8. Com cascas de maçã você poderá preparar um agradável chá e também um saboroso refresco.

9. Os melões ficarão mais saborosos se forem servidos bem gelados. Por isso, deixe os melões na geladeira durante dois dias antes de servir.

10. Corte as maçãs ao meio, retire o centro e as sementes. Coloque numa panela e cubra com água. Depois de dez minutos, as cascas estarão soltas, podendo ser removidas facilmente com a ponta de uma faca.

11. Nunca lave uma fruta para ser guardada na geladeira. Lave somente na hora de comer, assim ela se conservará por mais tempo.

12. Para que o caqui amadureça mais depressa, pingue uma gota de vinagre no lugar onde estava o cabo e embrulhe em um jornal.

13. Antes de fritar, passe as bananas em farinha de trigo. Assim, elas não ficarão encharcadas de gordura.

14. Para fazer doce, deixe as laranjas mergulhadas em água quente durante cinco minutos, antes de descascar. Assim, a pele branca sairá facilmente junto com a casca.

15. Para conservar por mais tempo as frutas, guarde-as na geladeira. Mas, antes, embrulhe uma por uma em papel de alumínio.

16. Uma maneira bem fácil de moer o amendoim torrado para fazer cajuzinho ou paçoca: bata-o aos poucos no liquidificador. Você verá que é muito mais prático do que usar a máquina de moer carne.

17. Coloque os morangos durante alguns minutos numa solução de água e vinagre. Assim, eles ficarão limpos e com uma aparência mais saudável.

18. Para o mamão amadurecer mais rápido, faça riscos com uma faca em volta da fruta, no sentido do comprimento, e embrulhe com um jornal.

19. Se você colocar a polpa do maracujá dentro do liquidificador e ligar e desligar rapidamente várias vezes, as sementes se soltarão da polpa. Depois, é só coar.

20. Faça um suco de abacaxi diferente: coloque as cascas da fruta de molho em um litro de água. Deixe de um dia para o outro na geladeira. Depois, coe e adoce a gosto.

21. A banana na salada de frutas não ficará escura se você cobrir com suco de limão e açúcar refinado.

Frutas secas:

1. Deixe as passas numa peneira sobre o vapor da água fervente por cinco minutos. Elas ficarão mais macias e saborosas.

2. Polvilhe as passas com farinha de trigo antes de colocar na massa do bolo. Assim, elas não ficarão concentradas no fundo da fôrma.

3. Deixe as nozes por uma noite inteira dentro do congelador. Quebre enquanto elas ainda estiverem geladas. Assim, as nozes sairão inteiras das cascas.

4. Coloque os pinhões num recipiente com água e deixe ferver. Escorra, coloque água fria e deixe cozinhar. Não coloque sal, senão os pinhões endurecem. Depois de quarenta minutos, eles estarão cozidos e abertos.

5. Cozinhe as castanhas-do-pará numa panela de pressão. Quando estiverem prontas, escorra a água quente e deixe as castanhas em água gelada por algum tempo. Assim, as cascas se soltarão facilmente.

Sem comentários: