Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Argilas








Argila Verde
Argila Branca

Este meu texto foi retirado do site "Mulher Portuguesa", que visito regularmente, com imagens de "Naturalmente". É sabido que não gosto de transcrições, todavia, tenho dois blogues para a edição de cujos textos recorro a fontes de informação válidas porque, como não tenho qualquer especialização na matéria, neste caso de Saúde, elaboro os meus textos com base em informações que reputo de válidas na prevenção e conservação da nossa saúde. Tal é o caso do produto que trago hoje à Vossa apreciação, i.e., a Argila, que uso desde os meus 15 anos.

"As argilas são um dos métodos terapêuticos mais utilizados, desde há milénios de anos. As suas propriedades bem como os seus constituintes, fazem com que muitas pessoas recorram ainda à sua utilização. Das argilas para uso interno e externo ou para máscaras e banhos, estas são uma verdadeira relíquia para aqueles que precisam de tratamento terapêutico.

As argilas servem para estabilizar ou conferir melhoras a vários problemas que surjam no organismo, quer sejam de âmbito interno ou mesmo causas da epiderme ou pele. A absorção, a libertação de constituintes activos e a adsorção, são três das principas componentes que atribuem às argilas, qualidades inegáveis de tratamento e de estabilização de doenças.

Assim, a absorção é a principal componente das argilas o que lhes possibilita a vertente da maleabilidade, através do contacto com a água. Para os inchaços, inflamações e edemas, as argilas podem ser muito positivas pois acabam por estabilizar a ferida, devido à sua estrutura e propriedades características.

Quando se falou anteriormente em adsorção, estávamos a falar de um processo físico-quimico pela qual as argilas deixam passar moléculas, elementos gasosos e partículas microscópicas do meio ambiente, com o intuito de deslizaram para o interior da pele. A adsorção é, em muitos casos, utilizada para fixar toxinas internamente no nosso organismo ou então, para que as mesmas sejam expelidas cá para fora.

Os constituintes das argilas são extremamente importantes, tanto para proteger como para libertar as toxinas que existem em diversos orgãos, ainda que a sua maior permanência e incidência seja na pele e na mucosa digestiva. Além do mais, as argilas podem ainda ser encontradas no mercado sob a forma de comprimidos ou cápsulas que têm como principal função, actuar em infecções externas ou internas, dermatoses, neoformações dérmicas, diarreias, feridas, hemorragias, úlceras, colites, reumatismos, anemias e desmineralizações.

A argila pode ser administrada por via interna isto é, por via endógena. Para tal, deve utilizar uma granolometria extremamente pequena, quase como pó de farinha e estar totalmente livre e independente de microorganismos patogénicos. De maneira externa, as argilas podem ser utilizadas em banhos, máscaras e cataplasmas. Para este último caso, está indicado o recurso às argilas para distensões, artralgias, lumbagos, entorses, picadas de insectos e edemas pós-traumáticos.

Todavia, a variante e forma de utilização a que mais se recorre às argilas, é na variante dos banhos e máscaras. Para os banhos de argila as situações para as quais os mesmos estão indicados e que produzem maior efeito, são em circunstâncias de insónias, fadiga muscular e nervosa, ou para relaxar os músculos. Se o seu problema é a má circulação periférica, as argilas sob a forma de banhos também são muito produtivas.

Num sentido mais estético e tendo em mente a beleza, as argilas são propícias à libertação das toxinas do organismo utilizando uma máscara de argila. A pele fica bem mais nutrida e limpa, a beleza torna-se mais evidente e a tonicidade da pele abastece-se significativamente.

A partir de agora, pode escolher qual destas formas terapêuticas se apropria melhor para o seu caso. Para que a situação seja resolvida da melhor forma, diagnostique qual o seu problema e recorra à cura terapêutica da argila ou então, faça apenas uma máscara de argila e verá como a sua pele fica resplandescente." (sic)

No meu próximo texto explicarei como preparar, correctamente, a papa de argila.

Maria Letra

Sem comentários: