Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Aloé Vera - 1

Aloé Vera - A Planta Medicinal

Trata-se de uma planta com boas qualidades para o reforço do nosso sistema imunitário.

Devido à extensão, o texto irá ser dividido em duas partes, para não tornar cansativa a sua leitura. Para que se perceba porque é que Aloe Vera é muito importante na resolução de muitos problemas de saúde, terei de referir elementos que fazem parte da sua composição, para que se perceba porque, em que casos e de que forma deverá ser usado. Este texto fará, portanto, referência a uma parte dum todo que será completado na próxima postagem.

Sendo eu uma das muitas pessoas que acreditam na eficácia de tratamentos através da Aloé Vera, por experiência própria ou em casos passados com amigos e familiares meus, só posso dar preferência a este tema como o segundo deste meu blogue.

Na introdução do livro do Dr. Peter Atherton, "Aloe Vera - The Medicine Plant", i.e., "Aloé Vera a Planta Medicinal", ele escreveu o seguinte:

"A despeito de décadas de pesquisa científica, permanece a certeza de que, para uma larga gama de doenças, a medicina convencional permanece ineficaz. Não é surpresa, portanto, que muitos pacientes, particularmente os que sofrem de doenças consideradas crónicas, pela sua longa duração, procurem a medicina complementar, ou medicamentos alternativa. Os mais largamente usados são os de terapia pelas plantas, dos quais Aloé Vera é um exemplo notável".

Neste mesmo livro é dada indicação dos elementos contidos nesta planta, no seu estado puro, como passo a referir:

Há mais de 75 ingredientes conhecidos, na folha do Aloé Vera, divididos em 8 categorias distintas, para além de outras que o Dr. Peter Atherton suspeita haver.

A geleia de Aloé Vera é um dos mais potentes cocktails, mas analisando a sua folha, ele refere 4 estruturas básicas: Casca, Seiva, Mucilagem e Geleia interior. A Lignina é uma substância presente na geleia, sem propriedades específicas mas cuja presença, na preparação de aloé para aplicação tópica, ajuda a que o produto penetre na pele. As saponinas são glicosídios que se crê contenham cerca de 3% de gel de Aloé Vera. São sabões que contém propriedades anti-sépticas, capazes de limpar.

Minerais presentes no Aloe Vera:

Calcio - Tem um importante papel estrutural nos ossos e dentes, mas é essencial, também, nas estruturas celular e nervosa. O cálcio necessita dum equilíbrio de fósforo e magnesium para que actue eficazmente e necessita da vitamina D para a sua absorção.

Manganês - É um componente de muitas enzimas, necessário à activação de outras.

Sodio - É um mineral muito importante responsável por evitar que fluidos do corpo se tornem demasiado ácidos ou demasiado alcalinos. Está, ainda, envolvido na condução eléctrica nos músculos e nervos, facilitando, também, que células individuais absorvam nutrientes.

Potássio - Tal como o sódio , é um mineral muito importante, que actua no equilíbrio ácido-base do corpo, e na condução eléctrica dos nervos e dos músculos.

Cobre - É também um componente dum certo número de enzimas e facilita a acção do ferro, como fornecedor de oxigénio nas células vermelhas do sangue.

Magnesium - Está intimamente envolvido no metabolismo do cálcio durante a formação óssea e é, também, necessário às membranas dos nervos e dos músculos, afim de permitir-lhes dirigir os impulsos eléctricos.

Zinco - Está envolvido nas mais importantes vias metabólicas, contribuindo para o metabolismo de açúcares e gorduras. Estudos recentes apontam para a esquizofrenia como estando associada a uma deficiência em zinco. É também reconhecido como um factor importante na saúde masculina e função reprodutiva.

Crómio - É necessário ao funcionamento adequado da insulina a qual, por sua vez, controla os níveis de açúcar no sangue. É, portanto, vital para os diabéticos.

Ferro - É a parte "haem" (hem) da hemoglobima nas células vermelhas do sangue. Permite que o oxigénio seja transportado a todo o corpo, na forma de oxihemoglobina. A anemia provocada por deficiência de ferro é comum em pessoas que se alimentam mal ou nas senhoras que tenham excessiva menstruação.

Fim da 1.ª parte

Nota:
No segundo texto encontrarão a composição vitamínica e em que doenças pode actuar o Aloé Vera. Contudo, seria melhor que fosse usado na prevenção das mesmas, enquanto temos saúde. É isso que tenho feito, pessoalmente.

Extracto do post publicada por Maria Letra, no seu blog Alimentação e produtos naturais, com a sua anuência prévia.

Sem comentários: